Mensagens-chave do Movimento Sun Global sobre Coronavírus

É desta forma que a Plataforma de Sociedade Civil assina a sua campanha para combate à Desnutrição Crónica, problema que afecta 43% das crianças moçambicanas menores de 5 anos. Uma campanha criada com o objectivo de sensibilizar os decisores do país para incluir esta problemática na agenda política posicionando a Nutrição como um factor chave para o bem-estar, o rendimento e o desenvolvimento da criança, da família, da comunidade e de Moçambique no geral.

O Movimento Scaling Up Nutrition (SUN) é um movimento global que tem como meta contribuir para a redução significativa de todos os tipos de malnutrição. Para tal, o movimento une diferentes intervenientes, entre os quais: o governo, as agências das Nações Unidas, doadores, sociedade civil e sector privado. Moçambique juntou-se ao movimento, em Agosto de 2011 sendo coordenado pelo SETSAN e o MISAU-Departamento de Nutrição como pontos focais do Governo.

As organizações da sociedade civil tem vindo a dar o seu contributo nesta luta contra a desnutrição crónica, através da implementação dos seus programas ao nível das comunidades, nomeadamente: programas de educação nutricional, promoção da produção e consumo de culturas ricas em nutrientes, como a batata-doce de polpa alaranjada, promoção da educação e empoderamento das raparigas, promoção de higiene e saneamento, entre outros programas; assim como através da advocacia ao nível dos decisores. É no âmbito da advocacia, que a presente campanha de Advocacia foi elaborada, com o objectivo de assegurar uma maior apropriação e responsabilização dos decisores políticos em relação à temática da desnutrição crónica, dotando-os de conhecimento sobre a desnutrição crónica e a situação prevalecente no país.

Com efeito, a plataforma da sociedade civil – SUN Moçambique, em parceria com ANIMA – Estúdio Criativo, desenvolveram materiais de Comunicação com mensagens de sensibilização sobre a desnutrição e suas consequências, com impacto na Educação, Saúde, Saúde materna, Saúde infantil, Produção, disponibilidade e acesso a alimentos, água segura, higiene e saneamento, Género e Desenvolvimento. Para tal, na primeira fase da presente campanha, actores provenientes de diferentes sectores relevantes sentaram e dialogaram sobre o que está sendo feito, como, onde, e o que deve(ia) ser feito, para juntos encontrar melhores soluções para vencer a desnutrição crónica em Moçambique.

A campanha Geração Nutrição defende que investir na nutrição é o ingrediente que falta para que a desnutrição crónica deixe de ser uma realidade no país.

Geração Nutrição advoca que o Estado Moçambicano invista pelo menos $10 por criança menor de cinco anos, e aumentar gradualmente 3% deste orçamento, durante 3 anos consecutivos.

Nota: A plataforma da sociedade civil – SUN tem como finalidade edificar uma sociedade civil capaz de participar activamente nos processos de desenvolvimento e implementação de políticas na área de nutrição, de monitorar e apoiar a implementação do Plano de Acção Multi-Sectorial para a Redução da Desnutrição Crónica (PAMRDC), de advocar junto do sector governamental, por melhores resultados nutricionais nas políticas e programas nacionais, assim como para a alocação de recursos, de modo a garantir uma acção nutricional efectiva, e fazer “lobby” junto dos doadores e parceiros de cooperação, para uma atempada e adequada alocação de recursos para as actividades de nutrição no país.